Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PRESIDENTA OU PRESIDENTE?...












AGORA, QUER-SE VIOLENTAR O NOSSO VERNÁCULO...

Para o BOM PORTUGUÊS meia palavra basta, mas vou mais longe:

Tem-se notado que a candidata eleita Dilma Rousseff e seus apoiadores pretendem que ela venha a ser a primeira Presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.

Presidenta?...

Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?...

Bem, vejamos:

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais...
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser?... O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente... Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Diz-se capela ardente, e não capela ardenta; diz-se estudante, e não estudanta; diz-se adolescente, e não adolescenta; diz-se paciente, e não pacienta.

Por outro lado, a intenção da candidata eleita faz sentido:

"A candidata eleita a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta...

Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."

Amigos(as), Presidenta do Brasil, nunca!...

Pelo nosso vernáculo, e pela intenção de nosso Povo, só há lugar a um(a) Presidente! Até fazemos torcida para que, em breve tempo, tenhamos uma Mulher Qualificada. Jamais uma aspiranta a Presidenta, que, além de ferir o nosso vernáculo, foram barbarizantas suas ações no passado...

Já é Presidenta?... Melhor seria que fosse em outro lugar, na Cubanta, na Venezuelanta, ou em qualquer outra "anta", menos aqui!

Por um Brasil Melhor!

5 comentários:

Tati disse...

Neste NATAL...fechem as suas chaminés. Visita que verdadeiramente vale à pena chega é pela porta da frente. Na noite de Natal fujam dos tumultos e dos barulhos. Descubram a felicidade silenciosa. Ela é discreta, mas existe! Eu lhes garanto!Não tenham a ilusão de que seu Natal será triste porque será pobre. Há mais beleza na pobreza verdadeira e assumida que na riqueza disfarçada e incoerente.
O que alegra um coração humano é tão pouco que parece ser quase nada. Ousem dar o quase nada. Não dá trabalho, nem custa muito...E não se surpreendam, se com isso, a sua noite de Natal tornar-se inesquecível. "
BOAS FESTAS!

Anônimo disse...

quello che stavo cercando, grazie

thalita.novo@imil.org.br disse...

Olá Sergio,
Meu nome é Thalita Novo, sou coordenadora de redes do Instituto Millenium - IM http://www.imil.org.br - e gostaria do seu email para contato.

Aguardo sua resposta,

Atenciosamente,

Thalita

Camila Couto disse...

kkkkkkkkkkkkkk....adorei o post...muito bem feito...pra vc ver que os erros de português no Brasil são de origem nobre...já começa lá de cima...aí não tem como vir cobrar de nós excelência nas palavras...

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site de imóveis do Litoral de São Paulo.Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!