Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Zé das "pregas", para presidente!

Desde pequeno passava todo dia à caminho do colégio, pela velha alfaiataria do "seu Zé", também conhecido por "Zé das pregas", e na porta uns dois ou três gatos pingados, proseando...Ficava pensando sobre o que aqueles homens conversavam ali...Um certo dia, passava com meu pai pela calçada, quando ouvi o cumprimento do enigmático "seu Zé": "Acalma o passo e vem prosear, seu Pedro!"...Como num gesto hipnótico, meu pai virou-se e parou, me arrastando num sacolejo..."Bom dia, seu Zé!", respondeu meu velho!..."Como vão as coisas da política?", meu pai perguntou!...E então, foi como se uma senha tivesse sido acionada e o velho alfaiate pois-se à falar...Primeiro jurou amor eterno à Getúlio Vargas e a República, depois olhou atentamente para um poster amarelado de Juscelino, fez o sinal da cruz, e danou à falar: Pois é "seu" Pedro, finalmente me decidi, e acho que vou me candidatar à uma vaga na Câmara!..."É mesmo seu Zé?, que bom", retrucou meu pai...E por qual partido?...MDB, ARENA..."Não sei, meu filho"..."Estou pensando em comprar um!"...Como assim "comprar", seu zé?..." É isso mesmo, meu filho, comprar!...O negócio deles não é dinheiro?"...Então..."Não espalha, mas conheço uns fiscais federais que tem umas informações que podem render um bom dinheiro com certos empresários!"...Mas seu Zé, vai começar tudo errado, disse meu pai..."Errado nada!...Passei minha vida toda alinhavando amizades, costurando vizinhos, ouvindo intrigas e recortando à fome...Agora é minha vez de tirar o pé da lama!"...Mas o que pretende fazer pelo nosso povo?, perguntou meu pai..."nada!...Quero que o povo se dane!...tiveram sua chance de escolher, e escolheram errado!...Eu vou é cuidar de mim, e tratar de ficar rico"..."criar muitos projetos que nunca sairão do papel, mas que podem render um bom dinheirinho!"..."Fraudar o INPS, desviar verbas de gabinete e arranjar emprego para à família"...Mas seu Zé!...O senhor é um homem de bem!..." E vou continuar sendo, só que agora mentindo e rico!"...E à Alfaiataria seu Zé?, quem vai cuidar?...Não conheço ninguém que tenha tanto zelo pelo seu ofício como o senhor, que faz vinco na fazenda dos ternos com vaselina!..."Bom seu Pedro, à vaselina, depois do povo ver no que me transformei, e quiserem me mandar tomar naquele lugar, vai estar à mão para eu usar e fazer valer o apelido de Zé das pregas"..."quem sabe não faço uns discípulos no futuro, não é?"...Desde este dia, desfez-se em mim o "mito" da alfaiataria e passei à olhar a Vaselina com mais respeito!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito Boa sua crônica! Pois o ser humano é um ser corruptível ha muitos anos, Hoje em dia é normal vermos isso e o pior de tudo é que se o povinho brasileiro ainda vota nesses "Merdas" em troca de uma esmola.