Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Um trabalho notável, por pessoas notáveis...



Existem pessoas que se destacam nas mais diversas áreas...
E tem gente que nem se preocupa com isso.
Essas são as pessoas que fazem acontecer...
Se preocupam com o "ser", e motivadas por suas próprias naturezas e por Deus, são capazes de coisas espetaculares.
Vai daí, o registro que faço questão de fazer, mesmo que eu não comungue da mesma fé...
O que é bom, tem que ser mostrado.
Essas pessoas, fazem a diferença!

Curso de Educação Religiosa na Penitenciária Muniz Sodré
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) comemorou a implantação do curso de Educação Religiosa na Penitenciária Muniz Sodré, no Complexo de Gericinó. O projeto, inaugurado nessa segunda-feira, dia 01/06, é resultado da parceria com a Faculdade Iguaçuana de Teologia, que pretende beneficiar pessoas de qualquer credo religioso que desejem conhecer as Escrituras Sagradas no sistema carcerário.

O Ensino Religioso, anteriormente visto apenas como doutrinário, agora pode ser classificado como atividade curricular pedagógica. Sendo assim, esse convênio de cooperação técnica irá preparar o aluno para atuar com evangelismo, liderança e discipulado. Além disso, o curso será de graduação superior para os participantes que possuem o Ensino Médio completo.

A coordenadora do projeto, Lêda Vieira da Silva, graduada em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar, destaca as possibilidades que o curso dispõe aos internos.

-“O diferencial desse curso é que não é exigido um perfil para participar. Internos de qualquer religião vão ter a oportunidade de conhecer melhor a bíblia. Além disso, a formação irá capacitar o interno para exercer cargos como o de presbítero e diácono”- disse a coordenadora.

Sociologia, Literatura Brasileira e História da Igreja fazem parte do grupo de 25 disciplinas que preenchem a grade curricular dos dois anos de curso. Os 104 alunos inscritos no projeto terão uma carga horária total de 300 horas, ministradas em encontros realizados, uma vez por semana, na igreja da penitenciária. Os estudantes que obtiverem a liberdade antes da conclusão do projeto poderão dar continuidade ao curso nas dependências da própria faculdade.

Todos os alunos receberam uma camiseta padronizada e material didático gratuito. O curso será desenvolvido com aulas teóricas e por exercícios que possibilitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula. A avaliação será individual, baseada nos quesitos empenho, assiduidade e provas, que, somados, devem alcançar uma média mínima de sete pontos.

O Diretor Presidente da Faculdade Iguaçuana de Teologia, Denílson Gercino de Lima, atribui ao projeto a função de ressocialização e inclusão de detentos e funcionários ao acesso à educação.

-“Tudo que estamos fazendo no Muniz Sodré é visando a ressocialização do preso através do amor de Deus, da educação e do trabalho. Nosso objetivo não é só para o preso. Já temos servidores envolvidos, que também estarão aptos a fazer o curso gratuitamente na unidade prisional ou, se quiser, na própria Faculdade Iguaçuana de Teologia”- comentou o Diretor.

A previsão é que o curso de Educação Religiosa também seja implantado na Penitenciária Vicente Piragibe e Benjamim Moraes Filho até o fim desse ano. A manutenção e expansão do projeto representam mais uma iniciativa da Seap em oferecer aos presos a possibilidade de reinserção e integração social.

Pessoas como minha amiga Leda, fazem ver que sempre há um caminho...
Meus parabéns!
Para saber mais sobre o projeto, visite: http://www.seap.rj.gov.br/noticias/noticias.htm

Um comentário:

Laguardia disse...

Parabens pelo projeto. Espero que com isto as penitenciárias comecem a ser o que deveriam ser, centros de reabilitação e não um depósito de presos tratados de forma sub humana