Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Oportunidade de emprego: Salário?... Até R$ 100 mil por mês!


O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro entrou com ação para anular um concurso para a vaga de Prático, com remuneração em torno de R$ 100 mil por mês. Segundo o MPF, a medida cautelar foi notificada no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) para que seja determinado o cumprimento de decisão judicial da 4ª Vara Federal que determina a suspensão do concurso, realizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil.
De acordo com a ação civil pública, foram diversas as irregularidades apuradas no último concurso que, apesar de não ser destinado ao provimento de cargos ou empregos públicos, deve seguir as normas previstas para todo concurso público, como a impessoalidade, o sigilo do caderno de questões, a publicidade, entre outros. O Prático é um profissional que assessora os comandantes de navios nacionais e estrangeiros em águas restritas, com conhecimentos técnicos de acidentes geográficos, correntezas, ventos, sendo o responsável pelas embarcações nas manobras realizadas em portos brasileiros. Trata-se do exercício de uma função pública, e não de um emprego ou cargo público.
Entre as irregularidades encontradas estão ausência de dez cadernos de questões em uma das salas na primeira fase, coincidindo com o número exato de candidatos faltantes naquela sala; um caderno de questões encontrado em um sanitário feminino durante a realização do concurso, fato ocultado pelos organizadores; a não identificação dos candidatos nos referidos cadernos; a possibilidade de violação do lacre nos envelopes que continham as provas; a ilegalidade na exigência de taxa para o candidato recorrer de questões que ele considerasse incorretas; a não apresentação dos motivos e justificativas para a anulação de cinco questões e alterações de outras duas no gabarito definitivo, após o exame dos recursos impetrados pelos candidatos, o que modificou o resultado do processo seletivo, ensejando uma série de mandados de segurança na Justiça Federal.
Esse concurso é uma grande besteira, já que se sabe que prático é uma função passada de pai pra filho e prático não ganha fixo... Os práticos mais requisitados são particulares e ganham por "estacionada"... Eles podem receber por mes entre 70 a 150 mil.
Aliás, Prático como o próprio nome diz, exige anos de "prática", e o profissional tem que conhecer correntes, bancos fixos e móveis e tem ter habilidade pra entrar num canal mesmo com calado mínimo.
Mas que isso está cheirando mal, está.

Fonte: SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado.

Nenhum comentário: