Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Interdependência ou morte!...

Com o fim da rodada DOHA, tive a já esperada sensação de “déjà vu”, já que novamente não ocorreram avanços.
Por mais que a OMC se esforce para diminuir as barreiras comerciais existentes entre os países, nada parece ser capaz de superar o protecionismo dos países industrializados... A palavra da moda é “Salvaguarda”, que nada mais é que uma medida de urgência que tem como objetivo proteger um determinado setor de concorrência externa predatória... Na verdade, trata-se de premiar a incompetência num determinado setor com aumento de tarifas de importação de produtos similares... E é só!... Só que quando isso ocorre em setores considerados “sensíveis”, como a indústria automobilística, por exemplo, que emprega milhares de pessoas num país, a coisa aperta mesmo e é impossível não adota-las, sob pena de se pagar um alto preço político... Coisas da globalização, e gostemos ou não dela, é irreversível... Assim como é impossível ignorar a interdependência econômica existente entre quase todos os países atualmente, embora haja aqueles que optem pelo isolamento e que o preço disso seja uma condição de vida extremamente difícil para a população local.
O Brasil adotou uma posição de desprendimento de seus interesses visando conseguir algum tipo de acordo... Não deu... Deu zebra entre Índia e EUA... Nenhuma hora é mais apropriada que essa para o surgimento de gênios da raça que defendem que as negociações devam ser conduzidas, no caso do Brasil, por empresários e não por diplomatas, como se o país não tivesse um complexo leque de interesses e só devesse se preocupar com o empresariado... Nada mais equivocado.
Porém, como está cada dia mais longe a possibilidade de um acordo global sobre salvaguardas, é hora de partir para os acordos bilaterais, já que um país que tem apenas 1% do comércio mundial não pode se dar ao luxo de virar mero espectador.
Ou o Brasil parte para o ataque ou permanecerá como tímido "player" no desenvolvimento do comércio mundial.

Nenhum comentário: