Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Censura à Imprensa ainda vive...

Mais uma do município de Guapimirim:
Por decisão do MM. Juiz Titular da Comarca de Guapimirim, Rio de Janeiro, Myrian Therezinha Simen Rangel Cury, em ação proposta por familiares do prefeito Nelson Costa Mello, o “Nelson do Posto”, determinou o recolhimento do jornal “O Moita”, edição IV de Julho/agosto de 2008 editado por Sergio Mauro Fares, sob pretensa alegação de ataques pessoais a honra e imagem da família...
Não me cabe questionar uma decisão judicial, até mesmo por não ter nenhum envolvimento com nenhuma das partes, e além do mais, decisão judicial se cumpre... O mais esquisito disto tudo é que o jornal na referida edição utiliza informações publicadas em outro diário carioca, o jornal “O Dia”, e até onde sei o “O Dia” não sofreu nenhuma ação semelhante... Será que por se tratar de um jornal de grande circulação isso seria recebido como censura pela grande imprensa e opinião pública?... Não teria sido mais lógico determinar que o jornal fizesse uma retratação dando espaço equivalente aos artigos que julgaram caluniosos?... Os fatos relatos no “O Moita” são de conhecimento público e fartamente divulgados na mídia nacional.
A liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e por diversos tratados internacionais de direitos humanos.
O artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos diz que "todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferência e de procurar, receber e divulgar informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".
Se o que ocorreu em Guapimirim não é censura, não sei que nome deveria ter.

Nenhum comentário: