Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cigarro: mais uma pesquisa pouco esclarecedora...

Cerca de sete pessoas morrem por dia por conta do fumo passivo...

O cigarro é de fato um hábito estúpido do qual também sou vítima depois de 26 anos fumando... Ainda havia certa aura de rebeldia quando comecei fumar, já com quase 25 anos de idade... Eu detestava cigarro e jamais pude imaginar me tornar dependente dele... Errei feio, e hoje o prazer que o cigarro proporcionava nos primeiros anos, desapareceu por completo restando apenas à dependência pura e simples... Muito bem, assumo que sou um idiota perfeito que luta contra este hábito, e por hora ele tem vencido.
Mas não me soou bem esta pesquisa divulgada, que fala de sete mortos diariamente por conta do fumo passivo... Não questiono os malefícios, que são óbvios e imensos, e sim os números... Qual a metodologia usada pela pesquisadora Valeska Figueiredo, autora do trabalho divulgada pelo INCA e do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ?... O estudo, denominado "Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana no Brasil” levou em conta os danos causados pela poluição nas grandes cidades?... Como foi possível separar aqueles casos oriundos do fumo passivo, de outros casos provocados por fatores ambientais como a poluição?... Câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração e acidentes vasculares cerebrais apresentam características diferentes quando provocadas pela poluição?... E o histórico do paciente?... Ele somente conviveu com fumantes, em ambientes de fumantes, durante todo o período que antecedeu seu problema de saúde?... Parece-me difícil... Improvável até.
Toda campanha e estudo capaz de desestimular o consumo de tabaco é louvável, mas deveriam vir acompanhados de dados mais elucidativos, sob pena de acabar rotulado como uma espécie de “caça às bruxas”.

Nenhum comentário: