Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

sábado, 23 de agosto de 2008

TCU: Cindactas correm risco de colapso...

Precisava o TCU dizer o que era óbvio e até nós sabíamos... Um relatório de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano passado e só divulgado na quarta-feira, 20/08/08, constatou falhas e riscos graves no sistema de visualização do radar X-4000, utilizado em todos os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas) do País... O relatório aponta falhas e apresenta sugestões, considerando o sistema de Manaus, o Cindacta-4, o mais problemático, com "risco potencial do sistema parar de funcionar a qualquer momento".
Na conclusão, o relatório aconselha à Aeronáutica, entre vários itens, que estabeleça parâmetros objetivos para avaliação de tolerância à falhas; promova alterações no sistema X-4000 para impossibilitar o travamento de consoles de visualização decorrente de comandos inseridos pelos usuários, por meio de combinações de teclas; e adquira as peças necessárias ao restabelecimento das consoles inoperantes do sistema X-4000... Um trecho do relatório, de 83 páginas informa que "os controles de aproximação do Rio de Janeiro e de São Paulo, nos dias em que foram visitados pela equipe, possuíam algumas posições inoperantes, devido à escassez no mercado de peças de reposição para seus computadores”... Parece incrível que o governo dependa de um relatório do TCU para ser informado que o sistema está à beira de um colapso... O que será que aguardam para tomar providências que são pra lá de urgentes?... Que mais uma tragédia ocorra na aviação brasileira?... É o que está parecendo, já que o sistema é caro, e se uma nova tragédia vitimar umas duas centenas de pessoas, o ônus sempre caberá as companhias ou será atribuído à falha humana... Ao governo pouco importa a vida dos cidadãos, desde que não faltem verbas para sua campanha político partidária.
Em tempos de aumento de atividades de narco-terroristas na Amazônia e multiplicação patológica de ONG´S estrangeiras na região, isso constitui antes de tudo, uma gravíssima falha de segurança nacional... O sucateamento das forças armadas por este governo é de dar nojo... E não é difícil, num exercício de livre pensamento, imaginar o motivo oculto.
Fonte: Agência Estado.

2 comentários:

anderson eduardo disse...

Pois é, eles mostram que existe o problema só por protocolo, pois todos ja sabemos e sofremos com tais... abração e bom final de semana

Vivian disse...

...post incisivo, heim, lindo?!...mas agora vem a pergunta: será que resolve este esclarecimento aos olhos do governo?...claaaaaro que não...e o $$$$?...bjsssssssssss