Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

sábado, 27 de setembro de 2008

Morre Paul Newman


NOVA YORK - Morreu na madrugada deste sábado, o ator Paul Newman, 83 anos, informou a CNN. O ator sofria de câncer de pulmão.
Paul Leonard Newman nasceu no subúrbio de Cleveland em Shaker Heights, Ohio, no dia 26 de janeiro de 1925. Sua estréia artística aconteceu no Broadway Theater com a peça Picnic, de William Inge.
Quando criança, não teve inspirações artísticas. Seu pai era judeu e sua mãe católica. Quando ele tinha cinco anos, o pai converteu-se para o catolicismo. Mas Newman sempre disse ser judeu. Seu contato com o mundo artístico veio apenas na universidade. Ele estudou artes em Yale.
Além de grande ator, Newman teve sucesso também como diretor e produtor. Nestes cargos, ele participou de nove filmes. Em 1968, foi premiado com um Globo de Ouro por sua direção no filme Rachel, Rachel. Obra que concorreu ao Oscar de Melhor Filme do ano, mas foi preterida por They Shoot Horses, Don't They?.
Quando saía da frente das câmeras, em sua vida pessoal, ele era um apaixonado por automóveis e velocidade. Correu, em 1979, às 24 Horas de Le Mans. Nesta corrida, ele ficou em segundo lugar.
Uma das passagens mais interessantes de sua vida aconteceu quando adolescente: serviu à Marinha dos Estados Unidos, combatendo na Segunda Guerra Mundial. Ele trabalhava em um esquadrão responsável por inibir ataques aéreos. Porém, sua carreira militar foi prejudicada por uma deficiência visual: ele era daltônico.
Foi casado por duas vezes: a primeira com Jackie Witte, por 8 anos, e depois com a atriz Joanne Woodward. Ele teve seis filhos, três (Scott, Susan e Stephanie) do primeiro e outros três (Elinor, Melissa e Claire) do segundo casamento. Além dos biológicos, ele tem mais sete filhos adotados. Scott Newmann, seu primogênito, morreu em 1978 de overdose.
Fonte: JB on line/Portal Terra

2 comentários:

Vivian disse...

...sem dúvida nenhuma a sétima arte perdeu um dos seus ícones da interpretação impecável e do extremo bom gosto pelas escolhas dos trabalhos que sempre deixaram marcas de 5*...

a meu ver, Golpe de Mestre carimbou este talento indiscutível...

bela homegagem postá-lo aqui,
mesmo em momento tão triste.

mas assim é a vida...

bjs, mininu erudito/stress..rss

anderson eduardo disse...

Uma perda incalculavel... so tempos a parabenizar o aguas cotidianas pela bela homenagem... valeu irmao... bom domingo