Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

sábado, 27 de setembro de 2008

McCain Vs Obama - 1º Round.


O fato é que o debate transcorreu de forma relativamente equilibrada, com Obama batendo, como era de se esperar, nos dois tendões de Aquiles do atual período de administração republicana: A guerra do Iraque e a excessiva liberalidade econômica que permitiu à crise financeira atual... Obama dirigia-se a McCain em vários momentos, tratando-o pelo primeiro nome, e usando a técnica de responder olhando diretamente para câmera... Respondeu de forma mais ampla sobre vários temas, diferentemente do que faz normalmente, onde é sempre muito vago, e deixa uma forte impressão de não saber bem sobre o que está falando, como no momento em que falou à McCain que a guerra do Iraque começou em 2003, e não em 2007, como McCain quer deixar transparecer... Foi assim no momento em que Obama afirmou: "Na época, quando a guerra começou, você disse que ia ser fácil e rápido. Você disse que sabia onde as armas de destruição em massa estavam. Você estava errado. Você disse que íamos ser saudados como libertadores. Você estava errado.”.
Apesar de tudo, Obama e McCain recusaram-se a apontar para qualquer um dos principais ajustes que seriam necessários fazer para reduzir às deduções fiscais ou programas de gastos, e que aponta para um período muito duro para o próximo presidente, seja ele qual for.
McCain tem uma tarefa mais espinhosa que a disputa pela presidência, que é a de descolar-se da imagem de Bush, o pior presidente da história americana. Não fosse isso, sua jornada seria mais fácil, em que pese sua avançada idade... A mesma idade que lhe confere experiência para, mesmo com todas as desvantagens, adotar no debate de ontem um tom de voz baixa e quase professoral, ao falar que teria de ensinar a Obama sobre política externa e invocar seus trinta de experiência política... McCain foi um tanto agressivo, principalmente nos primeiros vinte minutos do debate. Obama parecia calmo e parecia estar no controle da situação, como se estivesse perfeitamente ensaiado.
Não houve momentos de grande mudança de jogo ou grandes erros. É aguardar para ver como será daqui em diante... Um mês é muito tempo em política.

Nenhum comentário: