Translate...

Sobre você...

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Chute o Lula

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O paraíso cubano, por Yoani Sánchez...


Yoani Sánchez é uma blogueira cubana que tenta sair da Ilha para uma viagem à Europa, e tem sua permissão negada... Isso há um ano!... Segue aqui o desbafo desta refém do socialismo da ilha de Fidel:
"Algumas pessoas têm uma parede cheia de diplomas ou a camisa lhes é pesada por conta das medalhas. Heróis que acumulam cicatrizes e cidadãos que reuniram frustrações. Para não ficar para trás nessas manias generalizadas de colecionar, eu trato de fazer minha própria coleção. Coleciono negativas de viagem, e papeizinhos que dizem que não posso sair “por enquanto”, e passagens aéreas adiadas. Tudo isso com a mesma compulsão que outros colecionam etiquetas de refresco ou figuras de cerâmica.
Cabeça dura, como uma lata de leite condensado, volto a apresentar meus documentos para visitar a Europa. Não me conformo com o "não", que me haviam dito em maio, e voltei ao escritório de “Emigración y Extranjería” do município de Plaza. Esperei vários dias, enquanto à quebra de uma máquina prolongava uma resposta que já intuía. Por fim, alguém de verde-oliva me confirmou que a determinação segue valendo. O corretivo, como ajoelhar sobre o arroz ou sobre o milho, é no meu caso a proibição de sair desta Ilha. Não terá aprendido ainda, Estado paternalista, quão entediados ficam seus filhos, que raras vezes podem sair de casa?"

Deixo aqui o segundo documento, que em menos de um ano, dá conta da minha condição de "blogueiro cativo":

O blog dela pode ser visto em: http://www.desdecuba.com/generaciony/

Tradução: Sergio Bianchi

2 comentários:

anderson eduardo disse...

É lamentável que isso possa acontecer.... só desejo boa sorte pra ela e que tudo der certo

Vivian disse...

...existe um pensamento que não me lembro o autor agora, mas diz mais ou menos assim: quer ver o caos, dê o poder a um fraco...onde cabe o direito de cercear caminhos neste vasto universo?...quem é dono da verdade? bjssssssssssssss, lindo!